domingo, 31 de outubro de 2010

53º Aniversário da IPF do IPSEP


Subtema: A igreja da superfície: Curando a superficialidade da Igreja pela Palavra.
“Curam superficialmente a ferida do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz”.
(Jr. 6:14)

INTRODUÇÃO:

No livro Morte na Panela, Uma Ameaça Real a Igreja o Rev. Hernandes Dias Lopes trata em seu prefácio da situação em que se encontra as igrejas em nosso país, poderíamos dizer que esta enfermidade tem levado muitas igrejas antes sérias e comprometidas com a fiel pregação da palavra a verdadeiras UTI’s
(unidade de terapia intensiva), espiritual; por quer não dizer Unidade de Tratamento Espiritual UTE?
“Não podemos tratar de um problema antes de diagnosticá-lo. A prevenção é o melhor caminho para uma vida saudável. Mas é preciso dizer que uma doença grave está atingindo as entranhas da igreja em nosso país. Essa doença está sendo causada por intoxicação alimentar... A igreja Evangélica brasileira não está precisando de maquiagem, e, sim de cirurgia.”
Ao nos propormos a falar da igreja da superfície e como curar a superficialidade da igreja pela Palavra não poderíamos antes de tudo de fazer um alto-exame de nossas vidas, situação espiritual um verdadeiro permitam-me utilizar mais uma vez um termo médico Diagnóstico da nossa situação como igreja, denominação e sobre tudo; como cristãos. (do grego original διαγηοστικόη, que é a junção de duas Expressões dia que significa "através de, durante, por meio de" e gnostico que significa "conhecimento de").

EXPOSIÇÃO:

Pegando a definição de diagnóstico como o conhecimento da doença por meio de exame; colocamos-nos inteiramente a mercê da graça de Deus e buscaremos com muito temor e tremor tratar deste assunto. Permitam-me, expor para vocês o diagnóstico da situação das igrejas feitas por alguns irmãos conhecidos nossos:
O Rev. Hernandes Dias Lopes diagnosticou em seu livro já citado que:
“A igreja hoje cresce em número, mas decresce em credibilidade. Ela tem extensão, mas não profundidade (superficial). Ela tem influência política, mas não poder espiritual. Ela tem carisma, mas não caráter. Ela tem muita adesão, mas pouca conversão.”

O Rev. Augustus Nicodemus em sua obra intitulada O que estão fazendo com a igreja denuncia a situação da igreja em nossos dias:
“Falando sem rodeios, os neolibertinos presentes nas igrejas evangélicas defendem o sexo antes do casamento, a multiplicidade de parceiros, as relações homossexuais, a troca de esposas e maridos, a pornografia, as aventuras amorosas fora do casamento, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, a participação dos cristãos nas diversões mundanas....”

Amados irmãos, o que fazer com está igreja doente que vive na superfície do evangelho, uma igreja que não tem profundidade; como reagir diante de um quadro tão assustador como este em que a igreja moribunda esta prestes a se render ao mundo? Passemos agora ao remédio, curando a superficialidade (enfermidade) da igreja pela palavra é necessário antes de tudo reconhecer-mos que a igreja está doente.

I - Primeira enfermidade: DIVERSOS PECADOS NÃO TRATADOS.

“Como o poço conserva frescas as suas águas, assim ela conserva fresca a sua maldade; violência e estrago se ouvem nela; enfermidade e feridas há diante de mim continuadamente”. (Jr. 6:7)

Pra começar não basta apenas pedir perdão a Deus pelos nossos pecados e continuarmos cometendo os mesmos pecados continuamente em Pv. 28:13 nos diz: “ O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que confessa e deixa alcançará misericórdia”. Vemos no texto o profeta usar a expressão proverbial antiga: Como o poço conserva frescas as suas águas, referindo-se aos pecados não confessados e abandonados pelo povo de Deus. Notem que estes pecados faziam do povo de Deus enfermos espiritualmente, estes pecados encobertos traziam terríveis conseqüências ao povo.

Notem imediatamente no versículo 8 o apelo a correção por meio da disciplina imposta por Deus para correção da superficialidade e enfermidade do povo: Aceita a disciplina, ó Jerusalém... (Jr.6:8). No livro Disciplina na Igreja Uma Marca em Extinção o presbítero Solano Portela diz algo interessante:
“Ás vezes achamos que ignorando as manifestações de pecado, ele irá embora... Não é negando a realidade dos pecados, na igreja ou em nossas vidas, que resolveremos o problema”.

E por falar em disciplina ela é tão séria que os próprios reformadores colocaram o exercício da disciplina ao lado da Pregação da Palavra e Administração dos Sacramentos com marcas da verdadeira igreja de Cristo que se distingue da falsa: “... A Igreja verdadeira é reconhecida pelas seguintes marcas: Ela pratica a pura pregação do evangelho; mantém a pura administração dos sacramentos segundo Cristo os instituiu; exercita a disciplina na igreja para correção e punição dos pecados...” (Confissão de Fé Belga, Art. 29, As marcas da verdadeira e da falsa igreja).

II - Segunda enfermidade: PECADO DA IDIFERENÇA PARA COM A PALAVRA DE DEUS.

“A quem falarei e testemunharei, para que ouçam? Eis que os seus ouvidos estão incircuncisos, e eles não podem ouvir; eis que a palavra do Senhor é para eles coisa vergonhosa; não gostam dela”. (Jr. 6:10).

Assim como o doente não pode ficar curado se não tomar o remédio e seguir as prescrições médicas, os nossos pecados não serão perdoados se não atentarmos para a Palavra de Deus. Estamos vivendo uma crise no culto em nossas igrejas, Ficamos 40 min. há 1 hora na fila de um banco em pé mais quanto tempo suportamos ouvir um sermão do nosso pastor em nossas igrejas? Escutamos o professor em nossa faculdade lecionar 2 horas de aula interruptas, mas quanto tempo temos nos dedicado a aprender com o nosso professor de escola dominical as doutrinas da graça?

Eis que os seus ouvidos estão incircuncisos, e eles não podem ouvir, Está é a realidade em muitas igrejas, seus ouvidos estão precisando de conversão! Nunca aprendem estão ouvindo a Palavra há tanto tempo e nunca se desenvolvem na fé, são imaturos, são como crianças: “Embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido!” (Hebreus 5:12).

III - Terceira enfermidade: VIVEM UMA VIDA DE APARÊNCIA, BUSCAM APENAS SEUS INTERESSES PESSOAIS.

"Porque desde o menor deles até ao maior, cada um se dá à ganância; e desde o profeta até ao sacerdote, cada um usa de falsidade”. (Jr. 6:13).

IV - Quarta enfermidade: OS PECADOS SÃO TRATADOS DE FORMA SUPERFICIAL/LEVIANAMENTE E O CINISMO RELIGIOSO.

“Curam superficialmente a ferida do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz”. (Jr. 6:14)

Precisamos amdos irmãos, queridos pastores e presbíteros, dar um tratamento de choque contra o pecado da igreja. Se preciso for perder um membro do nosso corpo para que o resto sobreviva precisamos ter coragem de estripar o mal da igreja do Senhor.

“Porventura envergonham-se de cometer abominação? Pelo contrário, de maneira nenhuma se envergonham, nem tampouco sabem que coisa é envergonhar-se. Portanto cairão entre os que caem; no tempo em que eu os visitar tropeçarão, diz o Senhor”.(Jr. 6:15)

CONCLUSÃO

“Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas. Mas eles disseram: Não andaremos nele.” (Jr. 6: 16)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido irmão deixe seu recado!

Sola Escriptura

Sola Escriptura
Ser um Cristão reformado é está interessado em se reformar sempre.É prezar pelos princípios da reforma, e estar disposto a adaptar toda a vida e teologia ao exame final das Escritutras.